segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Voto Secreto

Voto Secreto
Apenas uma breve opnião sobre a polêmica do voto secreto. (não pretendo aqui, em nenhum momento, criticar opniões adversas, somente expor minha opnião)
O que é o voto secreto?
É a indicação secreta, pelo eleitor, de candidato ou candidatos de sua preferência. Visa resguardar o regime democrático e a normalidade e legitimidade das eleições. Hoje, o voto secreto é considerado dispositivo pétreo da Constituição Federal; o sigilo é assegurado mediante providências previstas no Código Eleitoral; são inválidos os votos que permitem sua identificação; e a violação ou tentativa de violação do sigilo do voto é crime previsto no art. 312 do Código Eleitoral.
Ao meu ver, a cláusula pétrea, que garante o voto secreto, se dá em caso de eleiçoes diretas, onde o POVO elege seus representantes em diferentes níveis(de Vereadores a Presidente). Logo, se os cidadãos que lá estão devem representar os interesses de seus eleitores, como saber se eles agiram conforme MEU INTERESSE se o voto é secreto? Como saber quem compactua ou não com determinadas falcatruas? Como saber quem está ou não ao lado do povo e, conseqüentemente, cumprindo o plano de governo?
Registro aqui, portanto, o meu apoio ao FIM DO VOTO SECRETO aos representantes do povo! TRANSPARÊNCIA, hoje e sempre!
Marcos Monzani

Nenhum comentário: